quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Você tem livre arbítrio?


Só dois homens na história tiveram livre arbítrio: Adão e Cristo. Todos os outros homens nascem escravos do pecado. Assim como é obviamente falso afirmar que um escravo é livre para escolher, ou que um morto pode tomar decisões, assim também é afirmar que homens pecadores têm livre arbítrio.

“Mas eu escolhi crer em Jesus” – você talvez diga. “Eu aceitei a Cristo” é uma expressão comum no meio evangélico; mas a Bíblia nos ensina claramente que nossa decisão de crer no Evangelho só acontece porque Deus nos escolheu . Somos capazes de escolher lutar contra o pecado somente quando Deus soberanamente nos alcança com uma graça que não merecemos, nos dando um novo espírito e um novo coração. 

Se isso não tivesse acontecido você jamais buscaria a Deus, ainda estaria zombando do Evangelho; mesmo tendo um conhecimento natural acerca de Deus, continuaria na prática do pecado mesmo sabendo da destruição que te aguarda. 
Se você em algum momento escolheu crer no Evangelho; só fez isso porque Deus te escolheu muito antes e porque Cristo te atraiu de modo irresistível, capacitando você a reconhecer seu pecado e a justiça de Deus ao fazê-lo nascer de novo . É por isso que toda a glória pertence a Ele. 

É por isso que Lutero disse que "se algum homem, de alguma maneira, atribuir a salvação ao livre-arbítrio do homem - mesmo uma ínfima parte - nada sabe sobre a graça e não conheceu Jesus Cristo corretamente". Por isso Charles Spurgeon explicou assim como Cristo converte um pecador: “Ele não lhes pede seu consentimento; o consegue de fato. Ele não diz ‘quer recebê-lo?’ mas faz que vocês queiram no dia do poder de Deus. Não contra sua vontade, mas faz que vocês queiram. Ele mostra-lhes seu valor, e logo vocês se encantam dele, e correm diretamente atrás dele e o obtêm”. Afinal de contas, aqueles que estão mortos em seus pecados nada podem escolher ou decidir.

Quando Cristo dá vida a esses mortos, Ele os faz livres ; mas não se trata de livre arbítrio. Cristo nos liberta do pecado ao tornar-se o Senhor de nossa vida. Em outras palavras, deixamos de ser escravos do pecado para nos tornamos escravos de Cristo . Aleluia!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entendeu? Alguma discordância ou crítica? Alguma sugestão? Colabore com o autor. Obrigado.