quarta-feira, 5 de junho de 2019

O Anticristo




Mas, além de todos os anticristos que têm trabalhando contra a Igreja ao longo do tempo, a Bíblia nos ensina que haverá um que será o anticristo em pessoa. Antes do dia da segunda vinda de Jesus, haverá uma manifestação do grandioso e final anticristo, o anticristo que ainda “está para vir”. A palavra anticristo pode significar duas coisas: “contra Cristo” ou “no lugar de Cristo”. Isto é, anticristo é aquela pessoa que age contra Cristo ou que se coloca (ou coloca alguma outra coisa) no lugar de Cristo.


Vivemos o tempo que Jesus chama de “princípio das dores” (Mateus 13.8) e o apóstolo João chama de “a última hora” (1 João 2.18). Como a principal preocupação de João em suas três cartas é com a defesa da genuína fé cristã, ele prepara seus leitores para conflitos cada vez maiores que serão a característica desse tempo. É nesse contexto que ele fala dos anticristos que já estavam presentes e do anticristo, uma pessoa específica, que ainda estava para se erguer contra a igreja de Cristo.

“Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos tem surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (1 João 2:18-19).

Embora comece falando do anticristo que virá, a ênfase de João recai sobre os muitos anticristos que tem surgido e que, como ressalta o apóstolo, “saíram do nosso meio”. Em Apocalipse, o anticristo é uma besta do mar idolatrada pela multidão, um falso messias que almeja um domínio político, marcando todas as pessoas com o “número da besta” – 666.

O anticristo são vários pessoas que já atuam desde a igreja primitiva


Anticristo é todo aquele que se opõe a Cristo ou que busca a glória devida a Cristo. Sendo assim, todo aquele que trabalha contra o Evangelho e busca destruir a Igreja de Cristo é um anticristo. O líder dos hindus extremistas que querem acabar com a fé cristã na Índia até 2021 é um anticristo; mas também é anticristo aquele pastor que coloca o coração de suas ovelhas em qualquer coisa, desde prosperidade até poder espiritual, e não no senhorio de Cristo. Os anticristos normalmente estão pregando um evangelho, mas não o Evangelho de Jesus Cristo.

Nesse sentido, como diz João, há muitos anticristos. Observe os textos abaixo:
  • “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho” (1 João 2.22).
  • “Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito” (Mateus 24:23-25).
  • “mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo” (1 João 4.3).
  • “De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo” (2 João 1:7).

O anticristo é também uma pessoa específica que ainda se manifestará ao mundo


Em seu desejo de destruir “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”, Satanás dá seu poder, trono e autoridade à besta que emerge da terra: o anticristo (13.2). Essa besta representa o poder perseguidor, especialmente o poder de um estado endemoninhado. Isto é, um governante ou uma cúpula de líderes submissos e comprometidos com Satanás.

Essa besta que parece um leopardo, com pés de urso e boca de leão, combina aspectos das quatro bestas vistas por Daniel (Dn 7.4-8) que representavam reinos idólatras (Dn 7.17). O anticristo deve ser um reino mundano, englobando todos eles. Não se sabe ao certo como essa besta ira oprimir o povo de Deus; mas é certo que ela o fará (v.7).

Alguns textos bíblicos que apresentam o anticristo como um personagem real e específico a ser revelado no tempo do fim:
  • “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus” (2 Tessalonicenses 2.3-4).
  • “Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar” (2 Tessalonicenses 2.8-10).
  • “À besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas e lhe foi dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses. Ela abriu a boca para blasfemar contra Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo, os que habitam nos céus. Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação. Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo” (Apocalipse 13.5-8).
  • “Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome” (Apocalipse 13.16-17).
  • “Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipse 19.19-20).

Um alerta

O anticristo, antes de se revelar abertamente “contra Cristo”, colocar-se-á “no lugar de Cristo”. Aparentemente isso não será difícil, há milhares de pessoas dispostas a seguirem qualquer líder carismático que fale o que elas amam e dê a elas o que elas querem. O anticristo virá com milagres grandiosos – e verdadeiros – ressuscitando mortos, fazendo fogo descer do céu e coisas muito além da imaginação dos muitos anticristinhos que têm enganado tantos em nosso tempo. Esse é o alerta:

Se você tem buscado aquilo que agrada seu coração, se tem vivido em função do que o deixa feliz, se o que mais pede a Deus são milagres de cura e prosperidade… você será um dos primeiros a beijar a mão do anticristo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entendeu? Alguma discordância ou crítica? Alguma sugestão? Colabore com o autor. Obrigado.

Destaque

Poder Espiritual

Meus livros no Skoob