sexta-feira, 5 de julho de 2019

Marcos 4.33



Você já conversou com alguém que tinha um conhecimento muito superior ao seu? A ponto de você sentir-se constrangido a estudar mais para que suas conversas com essa pessoa sejam mais interessantes? Afinal, quando isso acontece, eu sei que é a minha ignorância que limita o alcance da conversa.


Imagina então a situação descrita nesse texto. Jesus estava ali com o mais insondável e incalculável conhecimento sobre todas as coisas, mas ele só podia compartilhar de acordo com a capacidade dos ouvintes. Ele só podia ir até o limite da capacidade de compreensão deles.

Mas isso não acontecia apenas com AQUELES discípulos. Isso acontece o tempo todo ainda hoje. Todas as vezes que VOCÊ lê a Bíblia, o Espírito Santo só pode falar com você de acordo com a SUA capacidade. Se você só pode compreender coisas básicas, o Espírito Santo simplesmente não consegue te mostrar coisas profundas. Elas estão além da sua capacidade de compreender.


"Se quero ouvir e conhecer as coisas mais maravilhosas de Deus, preciso aumentar minha capacidade de entendimento".

Se eu não desenvolver minha cognição, minha capacidade de concentração, se não melhorar meu discernimento, se não ler mais, se não fizer exercícios espirituais... continuarei exatamente no mesmo lugar, com as mesmas ideias, preso aos paradigmas de sempre e me alimentando das mesmas coisas. Continuarei negando ao meu Deus o prazer que Ele tem em me mostrar "aquilo que o olho não viu, nem ouvido algum ouviu, coisas que nem mesmo homem algum sequer imaginou".

Outra consequência danosa é que, se você permite que sua mente fique preguiçosa, você não apenas fica sem conhecer os mistérios de Deus, mas também fica incapaz até mesmo de reconhecer quando você está consumindo lixo. É terrível ver pastores despejando lixo teológico, falsas doutrinas e argumentos patéticos em cima das pessoas e elas ainda os aplaudindo, maravilhadas com tudo aquilo.

Por que isso acontece? Uma das razões é que nunca se preocuparam em aumentar sua capacidade de compreensão, a mente ficou preguiçosa, o discernimento é primário, o raciocínio é viciado. Pessoas assim aceitam qualquer coisa com aparência de santidade... ou que arrepia a pele.

Definitivamente não é o que quero para mim. E você, sente a necessidade de aumentar sua capacidade de entender?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entendeu? Alguma discordância ou crítica? Alguma sugestão? Colabore com o autor. Obrigado.