quarta-feira, 28 de agosto de 2019

32 frases que revelam o que é o Feminismo


O que é o feminismo?

Será que o feminismo é mesmo a luta pelo direito de todas as mulheres? Será o feminismo a luta para que, como dizem, toda mulher seja livre para fazer o que ela quiser?

O feminismo é um movimento com várias facetas e conflitos internos pela grande variedade de mentes que dão forma a esse ativismo. No entanto, o feminismo tem basicamente duas faces:
  1. O feminismo de propaganda
  2. O feminismo de fato, real, aquele que está na mente e dos livros das principais teóricas do feminismo desde  Simone de Beauvoir.
O feminismo de propaganda é aquele que você vê nos programas de TV, cheio de frases bonitinhas ("você é livre para ser o que quiser"); mas todo o movimento é sustentado desenhado pelos teóricas do movimento. Mulheres como a doutora em Filosofia Ti-Grace Atkinson que se correspondia com Beauvoir e a apresentou a Betty Friedan, a mais importante feminista norte-americana (e uma das que mais lutaram pelo direito ao aborto). Uma frase famosa de TI-Grace, que você jamais verá num programa de TV diz: "Feminismo é a teoria, Lesbianismo é a pratica".

São mulheres como Simone de Beauvoir, Betty Friedan e Ti-Grace Atkinson que realmente dizem o que é feminismo.

A pergunta então é: O que essas mulheres dizem que é feminismo? O que as intelectuais feministas dizem sobre esse movimento, porque elas lutam? As 32 frases abaixo fornecem algumas respostas para essas perguntas e mostram que o feminismo mostrado nos programas de TV é uma caricatura bonitinha do que o movimento realmente é.

*    *    * 

Eu sinto que “ódio de homem” é um ato político honorável e viável, que o oprimido tenha um direito ao ódio de classe contra a classe que os está oprimindo.
(Robin Morgan, editora da revista feminista Ms. Magazine)

O homem é um animal doméstico que, se tratado com firmeza, pode ser treinado e fazer algumas coisas.

A família nuclear deve ser destruída (…). Qualquer que seja seu significado, a separação das famílias é um processo objetivamente revolucionário.

Espero que a heterossexualidade não sobreviva, na verdade. Eu gostaria de ver uma trégua na heterossexualidade. Eu gostaria de uma anistia na heterossexualidade. Porque sob o patriarcado é uma merda.

Chamar um homem de animal é elogiá-lo. Homens são máquinas, são pênis que andam.
Feminismo é a teoria, Lesbianismo é a pratica.
O macho é um acidente biológico: o gene Y (masculino) não é outra coisa mais que um gene X (feminino) incompleto, ou seja, possui uma série incompleta de cromossomos. Por outras palavras, o macho é uma fêmea incompleta, um aborto ambulante, abortado na fase de gene. Ser macho é ser deficiente; um deficiente com a sensibilidade limitada. A masculinidade é uma deficiência orgânica, uma doença; e os machos são aleijados emocionais.
Eu quero ver um homem espancado até (ser reduzido) a uma massa sangrenta com um sapato de salto alto enfiado em sua boca, como uma maçã na boca de um porco.
Visto que o casamento constitui escravidão para as mulheres, é claro que o movimento das mulheres (feminismo) deve se concentrar em atacar esta instituição. A liberdade para as mulheres não pode ser ganha sem a abolição do casamento.
(Sheila Cronin, líder da organização feminista NOW).
Casamento é uma instituição desenvolvida do estupro como prática.
A instituição do intercurso sexual é antifeminista.
Estupro é nada mais, nada menos que um processo consciente de intimidação pelo qual todo homem mantém toda mulher em estado de medo.
(Susan Brownmiller, em Against Our Will, pág. 6)
Quando uma mulher atinge o orgasmo com um homem, ela está apenas colaborando com o sistema patriarcal, erotizando a própria opressão.
Politicamente, eu chamo de estupro sempre que uma mulher tenha sexo e se sinta violada.
(Catherine MacKinnon)
Quanto mais famosa e poderosa eu fico, mais poder eu tenho para ferir os homens.
(Sharon Stone, atriz e feminista)

Nós pensamos que... todas as feministas podem e devem ser lésbicas. A nossa definição de uma política lésbica é uma mulher identificada mulher que não transa com homens. Isso não significa a atividade sexual obrigatória com mulheres.
(Love Your Enemy? The Debate Between Heterosexual Feminism and Political Lesbianism (LYE), escrito por Sheila Jeffreys e outras mulheres do Grupo Feminista Revolucionário de Leeds)
A proporção de homens precisa ser reduzida e mantida em aproximadamente 10% da raça humana.
(Sally Miller Gearhart, em The Future – If There Is One – Is Female, livro que originou a frase “The Future is female”, popular entre feministas)
E se for para separar o estuprador profissional do heterossexual dominante médio (homem), isso pode ser principalmente uma diferença quantitativa.
(Susan Griffin, em Rape: The All-American Crime)
Se for para a vida sobreviver neste planeta, deve haver uma descontaminação da Terra. Eu penso que isso será acompanhado por um processo evolutivo que resultará em uma drástica redução da população de homens.
O tabu do incesto só pode ser destruído destruindo a família nuclear como a principal instituição da cultura.
(Shulamith Firestone, feminista - A Dialética do Sexo)

Homens que são injustamente acusados de estupro podem algumas vezes aprender com a experiência (…) sofrem muita dor, mas não é uma dor da qual eu necessariamente os pouparia.
(Catherine Comins, vice-reitora universitária)
Enquanto alguns homens usarem força física para submeter mulheres, todos os homens não vão precisar. O conhecimento que alguns homens fazem isso basta para ameaçar todas as mulheres. Ele pode espancar ou matar a mulher que ele alega amar; ele pode estuprar mulheres… ele pode molestar sexualmente suas filhas… A vasta maioria dos homens no mundo fazem um ou mais do que foi mencionado.
(Marilyn French)
Eu acredito que as mulheres têm a capacidade de compreensão e compaixão que o homem, estruturalmente, não tem. Não tem porque ele não é pode ter. Ele é simplesmente incapaz disso.
(Barbara Jordan, congressista estadunidense).
Provavelmente, os únicos lugares em que um homem pode estar realmente seguro é em uma prisão de segurança máxima, exceto pela ameaça iminente da libertação (dele).
(Germaine Greer)
O ódio de homem está em todo lugar, mas todo lugar ele é distorcido e transformado, disfarçado, tranquilizado e qualificado. Ele coexiste, nunca pacificamente, com o amor, desejo, respeito e necessidade que as mulheres também sentem pelos homens. Sempre o ódio de homem é obscurecido pelo seu gêmeo mais suave, diplomático e dúbio, a ambivalência.
(Judith Levine)
As mulheres têm suas culpas / Os homens, só duas: / Tudo que eles dizem /Tudo que eles fazem.
(Frase feminista popular em pichações)
Nós somos ensinadas, encorajadas, moldadas e embaladas para aceitar um conjunto de falsas noções sobre família. Como a fonte de algumas das nossas mais profundas experiências, ela continua a ser uma parte tão integral das nossas vidas emocionais que aparece além de crítica. Mesmo assim, se escondendo da verdade, a vida familiar deixa mulheres e crianças vulneráveis.
(Painel canadense sobre violência contra as mulheres)
Devemos tirar o poder deles [homens] para se comportarem, quero dizer, deveríamos coloca-los em algum tipo de campo [de concentração]”.
(Julie Bindel)
Minha prece para as mulheres do século XXI: endureçam vossos corações e aprendam a matar.
Em uma sociedade patriarcal, todo intercurso sexual é estupro porque as mulheres, como grupo, não são fortes o suficiente para dar consentimento significativo.
O sexismo não é culpa das mulheres. Matem os seus pais, não suas mães.
Eu quero poder explicar a um menino de nove anos, em termos que ele entenda, por que eu penso que está certo as meninas vestirem camisas que revelem a superioridade delas sobre os meninos.
(Treena Shapiro)

***

Um comentário:

  1. É muita loucura! Dai vem o ódio à família, ao casamento, à heterossexualidade e o amor ao aborto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Colabore com o autor. Obrigado.

Destaque

Porque vocês odeiam Nossa Senhora?