segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Ao Vencedor: Exposição do Salmo 98


vitória

Você poderia descrever a semana que passou como “VITORIOSA”? Você tem tido vitória em sua vida, em suas batalhas espirituais? Lendo Apocalipse 3 notei que as promessas de Jesus são AO VENCEDOR. Não há promessas aos derrotados, aos bem-intencionados. Observe: 


“O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos” (Apocalipse 3:5).

“Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome” (Apocalipse 3.12).

“Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono” (Apocalipse 3:21).
Então, porque nós normalmente não vemos mais a vida cristã como uma luta a ser vencida? O salmo 98 é um cântico ao Deus que nos dá vitória e fala acerca da dádiva e da necessidade da vitória na vida do crente.

A DÁDIVA


O Salmo 98:1 mostra que a VITÓRIA é uma dádiva que Deus nos dá. Não temos vitória por direito ou merecimento, a vitória não é resultado de uma declaração (“você é vencedor”, “toma posse da vitória”). A vitória é fruto da graça de Deus.

A NECESSIDADE:

A vitória não é apenas para o nosso bem estar ou porque Deus nos ama e quer nos ver felizes. A vitória que Deus nos dá é necessária que o nome de Deus seja glorificado diante de todos os povos e que todos reconheçam que Deus é o único Senhor. O salmista ressalta três aspectos dessa necessidade:

Para a evangelização


Os versos 2 e 3 mostram que a vitória em nossa vida é uma necessidade pois é assim que até os confins da terra testemunham a vitória que Deus nos dá. As pessoas ao nosso redor podem perceber a grandeza de Deus através da vitória que Ele nos dá. Afinal, se falamos que o nosso Deus é grandioso, mas vivemos uma vida de derrota, que poder tem esse testemunho?

Para o nosso louvor


Os versos 4 a 8 falam do louvor ao Deus que nos dá vitória. A vitória em nossa vida muda a maneira como adoramos a Deus. O salmista fala que toda a natureza louva a Deus ¾ o mar, os rios e os montes; é como se todo o universo juntasse-se a nós em louvor ao Deus que nos faz vencer.

Para advertência aos incrédulos


O verso 9 mostra que este louvor é também uma advertência aos incrédulos. Através de nós, os incrédulos podem saber que nosso Deus é real e que Ele não é como os ídolos ou outros deuses. Nossos amigos e vizinhos não crentes que veem nosso louvor pelas vitórias que Deus nos dá, não terão desculpa quando chegar o dia em que serão julgados por esse Deus.

CONCLUSÃO

Qual pecado você precisa vencer? Qual tentação tem feito você cair? Em que área de sua vida você tem sido constantemente derrotado? Examine-se! Dobre os seus joelhos e ore! Não desista! Recomece quantas vezes sejam necessárias! E seja também um VENCEDOR.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Colabore com o autor. Obrigado.

Destaque

A Demi Lovato e o batismo cristão